Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt:WordPress MU

ATTENTION! WordPress MU is no longer under active development as a separate product. Its features were rolled into core and released with WordPress 3.0. You can simply proceed by Installing WordPress and Create A Network instead. It functions generally the same.

WordPress MU, ou WordPressμ, é a versão multi-usuário do famoso aplicativo de blogs. É ideal para pessoas que querem criar uma grande rede de blogs. Por favor, para discussão e suporte, acesse os fóruns do WordPress MU.

O WordPress MU é o software com os poderes de hospedagem de blogs do WordPress.com. O WordPress MU também é utilizado por jornais, revistas, redes de blogs, universidades e grandes empresas que procuram sistemas de blogs com suporte à multiplos usuários.

Usando o WordPress MU, você poderá oferecer a seus usuários a oportunidade de se inscrever e criar um novo blog. Eles serão capazes de gerenciar a aparência e as configurações de seu blog sem afetar outros usuários. Você pode ter usuários ilimitados com ilimitada blogs, e os usuários podem ter várias funções (administrador, editor, autor, colaborador, assinante) em uns dos outros blogs. Um ou mais Administradores podem executar tarefas de gestão a nível local, incluindo adicionar usuários e blogs, alterar permissões e conceder o acesso aos temas.

Recursos

O WordPress MU é um WordPress único. Sistemas, plugins e temas que são controladas por um sistema central administrador. Portanto, ao contrário da versão de usuário único do WordPress, usuários da edição MU não podem enviar os seus próprios plugins e temas, podendo apenas selecionar os disponibilizados pelo administrador do sistema. Temas individuais podem ser colocados à disposição de todos os blogs ou apenas para aqueles específicos.

Benefícios para a Hospedagem

  • Capacidade de criar uma comunidade de usuários;
  • Poder ter milhares de usuários em um site;
  • Oportunidade de fornecer hospedagem gratuita como uma alternativa para pagar serviços de hospedagem;
  • Capacidade de limite de inscrição para domínios específicos, se for necessário;
  • Várias opções para adicionar plugins e funcionalidades de administração;
  • Personalização do painel de administração;
  • Capacidade de adicionar temas do WordPress, aumentando as opções dos usuários;
  • Capacidade de controlar os temas do WordPress, limitando as escolhas dos usuários por necessidades do site;
  • Precauções de Segurança e proteção no local;
  • Fácil adição de controle de comentários de spam através de plugins.

Benefícios para os Usuários

Embora os usuários do WordPress MU estejam blogando com uma versão limitada do WordPress e só possam escolher temas sem muitas opções de personalização, há ainda uma série de benefícios:

  • Nenhuma instalação ou configuração. Escolha apenas um nome de usuário, senha e blog;
  • Uma oportunidade de testar o WordPress com pouco ou nenhum risco;
  • Escolher temas que foram testados e estão prontos para uso - sem espalhafato, sem bagunça;
  • Participar de uma comunidade, com um potencial de relacionamento da comunidade através da concorrência e premiação;
  • Proteção contra comentários de spam embutido.

WordPress MU é projetado para as hospedagens que querem oferecer um serviço de blogs WordPress para usuários individuais. A versão completa do WordPress ainda é gratuita e está disponível para download, e é projetada para oferecer completa personalização para um único ou multi-usuários de blogs e/ou vários blogs por um único administrador.

Suporte e Instalação

Instalando o WordPress MU tem alguma documentação sobre a instalação.

Para obter suporte e informações sobre como instalar e usar o WordPress MU, visite o site do WordPress MU e o fórum de suporte. É mais difícil gerenciar um sistema em WordPress MU do que um sistema em WordPress de usuário único.

Se você é um usuário do WordPress MU e clicar sobre o botão no seu Painel Feedback. Alguma ajuda pode ser encontrada dentro do WordPress Codex nos artigos listados na próxima seção ou em Donncha FAQ's.