Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Comunidade WordPress


A comunidade somos nós, você, e qualquer um que queira colaborar com o WordPress no espírito do software livre. A estrutura física e virtual da comunidade é bastante holística, sendo ela presente em diferentes sites, redes sociais, protocolos de comunicação, eventos e reuniões.

A listagem a seguir é um esforço de mapeamento de atividades relacionadas ao WordPress no Brasil e que ocorrem em espaços abertos para participação.

Chat da comunidade

O espaço criado no Slack para a comunidade brasileira de WordPress é aberto para discussões e conversas relacionadas ao WordPress e a comunidade Brasileira e suas cidades, WordCamps, meetups, desenvolvimento de plugins e demais iniciativas. Sendo assim, é importante lembrar que não oferecemos suporte nesse canal. Para isso, procure os fóruns oficiais em português.

Tradução

Coordenamos tanto a distribuição do WordPress pt_BR quanto as documentações do Codex. A tradução dos projetos relacionados ao WordPress é colaborativa e feita no Translate, uma plataforma que utiliza o GlotPress. As discussões sobre tradução pt_BR são feitas no canal #traducao do Slack da comunidade WordPress Brasil.

Um grupo de validadores aprova as contribuições e as tornam disponíveis para a inclusão dos arquivos de tradução nos pacotes disponíveis para download. O processo é automático assim que uma string é validada.

Documentação

A documentação do WordPress é gerada na forma de wiki e chama-se Codex. A versão em português é mantida também pela comunidade. Não é necessário nenhum tipo de permissão especial para colaborar, basta ter um cadastro no WordPress.org. O Portal da Comunidade Brasileira no Codex também possui detalhes específicos de como colaborar, como regras de redação e lincagem de conteúdo.

Fórum de suporte em português

O fórum de suporte é o lugar para se perguntar em português sobre conceitos, dicas de utilização, temas, plugins, instalação, desenvolvimento, manutenção e tudo mais que te aflige no trabalho com o WordPress. Se você não encontrar nada do que procura, não se esqueça do fórum em português de Portugal.

Showcases

Os showcases são projetos brasileiros feitos em WordPress e que são mostrados aleatoriamente na home da página de download da versão brasileira.

Site da comunidade brasileira

É através deste site que discutimos a comunidade brasileira, apresentamos notícias, organizamos traduções, veiculamos novidades, organizamos eventos e publicamos conteúdo de interesse geral sobre WordPress. O site conta com alguns projetos:

GitHub

Neste GitHub é onde desenvolvemos os projetos específicos da comunidade brasileira. Temos frameworks, plugins e materiais da comunidade. Ali os administradores, desenvolvedores e contribuidores discutem os problemas e implementam novas soluções. Se você tem um projeto e acredita na relação dele com a comunidade brasileira, então traga ele para o nosso GitHub.

WordCamps

WordCamps são conferências informais e organizadas pela comunidade para reunir usuários do WordPress com o intuito de compartilhar ideias e promover a integração.

Os grupos que fazem os WordCamps organizam-se em cada cidade de forma independente segundo algumas premissas estabelecidas pela Fundação WordPress. Relação das cidades que já tiveram seus WordCamps no Brasil:

Meetups

Meetups do WordPress são oportunidades para as pessoas da comunidade conhecerem e se integrarem. São pequenos eventos que consistem em palestras curtas, grupos de trabalho, grupos de aprendizado ou mesmo uma confraternização. WordCamps são resultados de meetups frequentes e organizados. Seguem as cidades que organizam este tipo de encontro:

Qualquer um pode iniciar estes encontros em sua cidade, basta criar um grupo de meetup e convidar as pessoas.

Grupos de usuários

Os grupos de usuários são organizações de propósito ou localização específicas que visam promover a divulgação do WordPress através de diferentes formas.

GoWordPress

O Grupo de usuários WordPress do Estado de Goiás foi proposto pela comunidade de Software Livre (SL) de Goiás para difundir, divulgar, ampliar, ensinar, aprender, promover eventos e palestras através de uma comunidade forte e consolidada do CMS WordPress no estado. Em conjunto com as comunidades de SL de Goiás e como membro integrante do grupo GoPHP (Grupo de Desenvolvedores PHP de Goiás), fortalecer o Movimento Software Livre no Brasil e no Mundo.

WordPress.tv

O WordPress.tv é onde a comunidade publica vídeos de apresentações sobre WordPress. Vários vídeos em Português estão disponíveis. Você pode ajudar enviando um vídeo ou fazendo legendas.

Redes sociais

Páginas de comunidade, grupos de discussão, perfis e outros canais do WordPress em caráter de comunidade e em atividade.

Facebook

Páginas

Grupos

Twitter

Google+