Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Movendo o WordPress


cb-warning.png
Artigo ou Seção com explicações avançadas
A seguir, estão explicações ou instruções para usuários avançados, o que pode exigir o conhecimento de termos e ferramentas não comuns a todas as pessoas.
Adicione {{Avançado}} para usar esta caixa.

Há momentos em que você precisa mover o WordPress em seu servidor e momentos em que você precisa mover p WordPress de um servidor para outro. Você não precisa re-instalar o WordPress, ele é suficientemente flexível para lidar com todas essas situações.

Para a maioria das instalações:

  • Se o banco de dados e URL permanecem os mesmos, você pode mover apenas copiando os arquivos e banco de dados.
  • Se o nome do banco de dados ou usuário alterar, edite wp-config.php para ter os valores corretos.
  • Se você quer testar antes de mudar, você deve alterar temporariamente siteurl e home na tabela wp_options do banco de dados (através do phpMyAdmin ou similar).
    Se você teve qualquer tipo de modelo de re-escrita links permanentes você deve desabilitar o .htaccess e reconfigurar links permanentes quando estiver on-line.

Movendo WordPress em seu SERVIDOR

Movendo os arquivos do WordPress a partir de um local em seu servidor para outro - mudando sua URL - requer alguns cuidados especiais.

Aqui estão as instruções passo-a-passo:

Não tente visitar seu site durante a mudança!

  1. Crie o novo local usando uma dessas duas opções:
    1. Se você esta movendo os arquivos principais do WordPress para um novo diretório, crie o novo diretório.
    2. Se você quiser mover o WordPress para o diretório raiz, certifique-se que todos os index.php, .htaccess e outros arquivos que podem ser copiados/movidos e que o diretório raiz está pronto para os arquivos do WordPress.
  2. Entre em seu SITE.
  3. Vá para Painel > Configurações > Geral.
  4. No campo Endereço do WordPress (URL):altere o endereço para a nova localização dos arquivos principais do WordPress.
  5. No campo Endereço do site (URL)altere o endereço para a nova localização, que deve coincidir com o endereço (URI) do Wordpress.
  6. Clique em Salvar Alterações.
  7. Não tente visitar seu site agora
  8. Mova os arquivos principais do WordPress para o novo lugar. Isto inclui os arquivos dentro do diretório original, como http://exemplo.com/wordpress e todos os subdiretórios, para o novo lugar.
  9. Se estiver usando links permanentes vá em Painel > Configurações > Links Permanentes e atualize sua estrutura para recriar um novo arquivo .htaccess. O arquivo .htaccess deve ficar no mesmo diretório que o arquivo index.php.
  1. Verifique também o caminho para arquivos enviados em Painel > Configurações >Mídia, no campo Armazenar arquivos enviados nesta pasta.

NOTAS As imagens das postagens e páginas podem não aparecer porque o caminho e a pasta mudaram de lugar, você terá então que atualizar o caminho das imagens referenciadas nas postagens e páginas. Há plugins que permitem fazer isso em todas as postagens e páginas, automaticamente, e você pode alterar em massa, diretamente no banco de dados também.

Plugin recomendado: Search and Replace (faça backup antes de toda alteração drástica como essa!)

É importante que você defina os locais URI antes de mover os arquivos.

Problemas Comuns

Aqui estão alguns problemas comuns que podem acontecer.

Esqueci de mudar os locais!

Ou seja, você acidentalmente moveu os arquivos antes de alterar o URIs, nesta caso você tem duas opções.

Opção 1 Suponha que os arquivos estavam originalmente em /path/to/old/ e você moveu-os para /path/to/new/ antes de trocar a URIs. A maneira de corrigir isso seria fazer de /path/to/old/ um link simbólico para /path/to/new/, ou seja:

ln -s /path/to/new /path/to/old

E siga os passos acima normalmente. Depois exclua o link simbólico, se quiser. Obs.:Para usuários do Windows, Link Simbólico é o mesmo que Atalho.

Opção 2 Se você esqueceu de mudar o endereço do site e o endereço do blog WordPress, você não será capaz de mudá-lo usando a interface do WordPress, não é mesmo? No entanto, você pode corrigi-lo se tiver acesso ao Banco de Dados do seu WordPress. Vá para o banco de dados de seu blog e encontre a tabela wp_options. Esta tabela armazena todas as opções que você pode definir através da interface. Os campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL) são armazenados respectivamente como siteurl e home. Você só precisa mudar o valor ou option_value para os URSl corretos com option_name=’siteurl‘ ou option_name=’home‘.

Mudei o Endereço do WordPress (URL) por engano!

Ou seja, acidentalmente mudou os URIs para onde não conseguirá mover arquivos, mas ainda consegue acessar a página de login, através de redirecionamento ou algo parecido.

O arquivo wp-login.php pode ser usado para (re)definir as URIs. Logo após a linha:

require( dirname(__FILE__) . '/wp-load.php' );

Adicione o seguinte:

//FIXME: comente/remova estas linhas. (depois que o banco de dados for atualizado)
update_option('siteurl', 'http://nome.doseu.site/seu/caminho' );
update_option('home', 'http://nome.doseu.site/seu/caminho' );

E pronto! Teste o seu site para ter certeza de que ele funciona direito. Se a mudança envolve um novo endereço de seu blog, certifique-se que as pessoas saibam o novo endereço e considere a adição de algumas instruções de redirecionamento em seu .htaccess para guiar os visitantes para a nova localização.

O artigo Mudando o URL do Site oferece mais informações sobre isso.

WordPress em Diretório Próprio

Há um artigo completo sobre isso em WordPress em Diretório Próprio

Movendo o WordPress para um novo Servidor

Se você estiver movendo WordPress para outro servidor, comece por fazer o backup de seus dados. Isto inclui guardar os seus dados do WordPress, bem como todos os arquivos do núcleo, imagens, plugins, e outros arquivos em seu site. Veja Backups no WordPress e Backups do Banco de Dados para mais detalhes.

Se você está mudando para um novo servidor, mas mesmo domínio, tudo que você precisa fazer é editar o arquivo wp-config.php e enviar tudo como está para o novo servidor.

Importando, Exportando Conteúdo

Você não precisa lidar com arquivos de banco de dados, apenas instale o WordPress no servidor novo e importe suas postagens, páginas, etc para lá:

  1. Instale o WordPress no seu novo servidor, configure e teste tudo para ver se está funcionando corretamente. Isso é para o caso do servidor novo não tiver suporte a algum recurso, poderá mudar de serviço.
  2. No seu blog Antigo vá em Painel > Ferramentas > Exportar
  3. Escolha os conteúdos que quer exportar para o novo site e depois clique no botão Download do Arquivo de Exportação. Uma tela aparecerá para que salve o arquivo em seu disco local.
  4. No Novo blog vá em Painel > Ferramentas > Importar. Se não há nenhum plugin disponível, procure no repositório clicando no link pesquise no diretório de plugins .
  5. Na página que será exibida, selecione o arquivo guardado em seu disco local. Clique em Upload e importar.
  6. Irá aparecer uma página. Em Atribuir Autores, atribua ao autor ou usuários que já existem ou crie novos.
  7. Clique em Enviar.
  8. No final, clique no Divirta-se.

NOTAA: Se o seu blog novo possuir alguma postagem, ela será adicionada, nunca sobre-escrita. Algumas vezes, a quantidade de postagens e páginas pode ser muito grande gerando erros na importação, nestes casos, as intruções a seguir podem ser a melhor opção.

Banco de dados e pastas

Por algum motivo, você pode precisar ou querer lidar com o banco de dados em vez da ferramenta de exportação/importação do WordPress.

Você pode mover seu WordPress de duas formas:

Se o antigo site não precisar funcionar
  1. Faça download de uma cópia dos arquivos principais do WordPress no seu blog antigo para seu disco rígido e edite wp-config.php para se adequar ao novo servidor.
  2. Volte para o seu antigo blog e vá para o Painel > Configurações > Geral e mude ambas URLs para a de seu novo site.
  3. Mais uma vez, faça donwload do banco de dados (mantenha o antigo intacto por segurança), faça upload deste banco de dados e a cópia dos arquivos principais com o wp-config.php editado para seu novo servidor. É isso!
Se o antigo site deve funcionar ainda

Atenção: sempre faça backups de seus arquivos antes de continuar! 1 - Ativar seu novo Blog

  1. Faça download da sua instalação WordPress inteira para seu disco rígido. Nomeie a pasta apropriadamente para indicar que esta é a instalação Antiga.
  2. Volte para o seu antigo blog e em Painel > Configurações > Geral mude ambas as URLs para as de seu novo site.
  3. Mais uma vez, faça download da instalação do WordPress inteira para seu disco rígido. Nomeie a pasta apropriadamente para indicar que se trata de instalação de seu blog Novo.
  4. Faça download do seu banco de dados, mais uma vez (mas mantenha o antigo). Faça upload seste banco de dados para o novo servidor. Será mais fácil se você usar o mesmo nome de banco de dados e criar um usuário com as mesmas credenciais de login em seu novo servidor como no servidor antigo.
  5. Se você usou um nome de banco de dados diferentes e/ou do usuário (veja o passo anterior), edite wp-config.php na pasta do seu Novo blog de instalação.
  6. Faça upload da pasta de instalação do seu Novo blog para seu novo site. Pronto, o seu novo blog deve estar funcionando!

2 - Restaurar seu Blog Antigo

  1. No servidor original, excluia seu banco de dados do Antigo blog (lembre-se, você deve ter uma cópia em seu computador local que você fez no começo!).
  2. Faça upload da instalação do seu antigo blog para o servidor original, substituindo os arquivos que estão lá (você também pode excluir a pasta de instalação no servidor e simplesmente re-enviar os arquivos do blog antigo).
  3. Faça upload do banco de dados do seu Antigo blog para o servidor.

Links Externos


brasil-1.png
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.