WordPress.org

Ready to get started?Download WordPress

Codex

Attention Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Novo no WordPress - por onde começar

Fórum de Suporte WordPress.org Brasil


Se você é novo em WordPress e você está preocupado por onde começar, você veio ao lugar certo! Aqui está um passo-a-passo muito simples para os iniciantes do WordPress. Lembre-se, caso você precise de ajuda ao longo do caminho, mais opções de suporte são listadas neste artigo. Bem-vindo ao empolgante mundo do WordPress!

Contents

Primeiro Passo - Leia

Antes de investir seu precioso tempo e energia para instalar o WordPress, existem alguns documentos que você precisa ler. O WordPress é um ótimo produto, é fácil de usar, é muito poderoso, mas não é necessariamente o software certo para todos. Assim como a construção de uma casa, você tem que usar a ferramenta certa para o lugar certo. Considere criar um arquivo PDF para ler em suas horas de lazer.

Segundo Passo - Planeje

Com base nas informações que você acabou de ler, incluindo instruções sobre a instalação do WordPress, você deve ter uma lista das coisas que você precisa, e as coisas que você precisa fazer. Se não, faça essa lista agora - tenha certeza de que ele inclui as seguintes informações:

Os documentos seguintes irão ajudá-lo a entender mais sobre como WordPress funciona e como fazer um plano para seu site:

É importante planejar sobre a forma como pretende utilizar o WordPress em seu site. Aqui estão algumas perguntas para você fazer consigo mesmo. Faça uma lista das respostas de modo que você pode adicionar ao seu plano.

  • Se você vai instalar o WordPress no diretório principal, em um sub-diretório, ou simplesmente deseja testar, para se certificar se deseja ou não utilizá-lo?
  • Você fez uma lista de Categorias para seu site? Entenda porque o WordPress só classifica as categorias por nomes ou por IDs
  • Você fez uma lista das páginas que você pode querer adicionar ao seu site, como Sobre, Contato ou Eventos?

Terceiro Passo - Instale

Com seu plano e estas informações em mãos, é hora de instalar o WordPress.

Quarto Passo - Configure

Com a instalação concluída, é hora de configurar o WordPress para que ele funcione da maneira que você quer trabalhar. Como você alterar várias definições, é recomendado que você entenda como essas mudanças podem afetar seu site, clicando no link Visitar Site no topo da tela do painel de Administração. Embora você possa escolher fazer esses passos em qualquer ordem, o site irá lhe causar menos problemas se proceda na seguinte ordem:

  • Administrando o seu blog
  • Painel > Seu Perfil - definir as suas informações de usuário que você deseja publicar em seu site.
  • Painel > Adicionar Novo - acrescente autores e os usuários que irão utilizar o seu site, se aplicável
  • Painel > Configurações > Geral - defina o nome e outras informações do seu site.
  • Painel > Configurações > Escrita - defina as configurações da sua tela de escrita/edição de posts.
  • Painel > Configurações > Leitura - defina quantos posts você irá mostrar na página inicial, em categorias e suas caracteristicas de listagem de artigos (feed).
  • Painel > Configurações > Discussão - ative ou desative os comentários e defina como lidar com eles.
  • Painel > Posts > Categorias - adicione algumas categorias a partir de sua lista de categorias.
  • Painel > Posts > Adicionar Novo - depois de ter escrito alguns posts, é aqui que você vai editá-los ou apagá-los.
  • Painel > Aparência> Temas - talvez você queira mudar o visual do site?
  • Painel > Páginas > Páginas - adicionar uma ou duas páginas, como "Sobre" ou "Fale conosco".
  • Escrevendo Postagens - passo-a-passo com instruções sobre como escrever postagens.

Tome tempo para explorar o WordPress Codex, a documentação oficial do site do WordPress. Você encontrará informações úteis lendo sobre:

Aparência e Temas

Com o lançamento da versão 1.5 do WordPress, é possível mudar o visual do site com apenas alguns cliques. Aqui está uma lista de recursos e informações sobre como mudar o visual do seu site com os temas para WordPress.

Adicionando Plugins

Há muitos "add-on" e programas para WordPress chamados plugins que adicionam mais capacidades, escolhas e opções para o seu site. Os plugins WordPress fazem muitas coisas, inclusive, personalizar os resultados e as informações de seu site, acrescentando dados meteorológicos, verificação ortográfica e apresentar listas, posts e siglas personalizadas. Para mais informações sobre como trabalhar com plugins e onde encontrar os mesmos para seu site, leia os documentos abaixo:

Uso Avançado do WordPress

Agora que você está familiarizado com as características e funções básicas de como funciona o WordPress, pode ser hora para mergulhar mais fundo no poder do WordPress. Os links abaixo irão expandir sua familiaridade com PHP, HTML, XHTML e CSS:

Mais Ajuda

Mesmo que seja simples e fácil a utilização do WordPress, podem ocorrerar problemas, algumas coisas confusas, ou não funcionarem como você quer. Não se desespere, porque a ajuda está disponível! Todavia o WordPress é gratuito e de código aberto, existem literalmente centenas de voluntários ansiosos para ajudá-lo. Aqui estão alguns recursos úteis para ajudá-lo com o WordPress:

E Finalmente

Agora que você é um verdadeiro utilizador do WordPress, considere contribuir para o WordPress Codex Brasil, Fórum de Suporte, Desenvolvimento, e outros esforços voluntários que vão manter o WordPress funcionando. O WordPress é gratuito e totalmente apoiado por voluntários e sua ajuda é necessária.

A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.