Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Voluntários do Fórum de Suporte


cb-help.png
Fórum de Suporte WordPress.org Brasil
Este artigo é relacionado ao Fórum WordPress.org Brasil
Regras do Fórum - Usando o Forum - Seja um voluntários - FAQ do Fórum

O fórum de suporte é de extrema importância para a formação de novos usuários e desenvolvedores. Compartilhe seu conhecimento e contribua respondendo e sugerindo boas práticas. Isso ajuda no aprendizado coletivo e torna a comunidade cada vez melhor.

Critérios para ser um voluntário

A participação é aberta a todos, mas para os voluntários em especial existem alguns critérios recomendáveis:

Coisas a se fazer no fórum

  • Seja um bom exemplo e siga as regras do fórum. Estar na condição de voluntário não quer dizer que se possa quebrar regras.
  • Tenha paciência e seja gentil, o stress pode fazer as pessoas parecerem rudes ou estúpidas mesmo quando não são. A escrita precisa ser muito bem feita e pensada para não parecer rude.
  • Responda primeiro as questões sem respostas. Veja a lista de tópicos sem resposta e não resolvidos.
  • Seja produtivo. Reclamar ou escrever coisas como "vá ler o manual" é às vezes é justificável quando responder a alguém que está apenas com muita preguiça de pensar, mas ainda assim, um link para a documentação -- mesmo que seja apenas um link com respostas do Google -- é o deve ser feito.
  • Tente orientar a questão mal-formulada, pois às vezes o participante não sabe ao certo como descrever seu problema ou recurso que procura, tente orientar a questão apurando a dúvida, solicitando links, mostrando exemplos de sites etc.
  • Dê bons exemplos, não sugira gambiarras mesmo quando alguém está usando a ferramenta ou abordagem erradas. Sugira sempre boas ferramentas.
  • Se você não sabe ao certo, avise!, uma resposta errada, mas com autoridade, é pior do que nenhuma. Não aponte qualquer caminho errado simplesmente porque é divertido falar como um expert. Seja humilde e honesto, um bom exemplo para todos.
  • Se você não pode ajudar, não atrapalhe, não faça piadas sobre procedimentos que podem detonar a configuração do usuário - um novato pode interpretar isto como instruções e sarcasmo não é muito bem interpretado nessas horas.
  • Instrua o participante, descreva onde e como encontrou a solução se possível, adicione links para a documentação, resultados de busca etc.
  • Ajude na moderação mesmo que não esteja no nível admin/moderador todos podemos ajudar marcando os posts que merecem atenção. Veja como Marcar tópicos para moderação

Informações extras

As informações a seguir são de leitura opcional, mas é sempre bom conferir.

Links de apoio

É recomendável adicionar links de referência nas respostas para que os outros participantes possam atestar a informação e aprender mais de outras fontes. Não vale sair do assunto do tópico. Consulte as regras do fórum) sobre mais relaciondos.

  • Sempre que possível informe um link com material em idioma português.
  • Links para seu site são permitidos desde que respondam à questão.
  • Procure por links de apoio na documentação.

Tags do Tópico

Para adicionar tags, visite um tópico e do lado direito, entre palavras separadas por vírgulas. Não use verbos, frases e palavras como socorro, problema ou ajuda porque é óbvio o motivo de você estar lá, assim como WordPress, plugins e temas porque isto faz parte do vocabulário comum do WordPress. Tente uras as mesmas tags de um tópico com assunto semelhante ao que vai criar. Veja a lista de tópicos sem tags.

Marcando tópicos que precisam de moderação

Somente moderadores e admins podem mover e editar um tópico, mas todos podem adicionar tags. Use estas tags para sinalizar tipos de conteúdo:

  • modera: tópicos de spam, seção errada, links para scripts pirateados e outros conteúdos suspeitos
  • resolvido: quando o participante esquece-se de marcar o tópico como resolvido


brasil-1.png
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.