Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Criando Páginas

No WordPress, você pode criar posts e páginas. Postagens aparecem automaticamente em ordem cronológica inversa na página inicial do seu blog. Páginas, por outro lado, são para conteúdo estático.

Páginas ficam fora da cronologia normal do blog e muitas vezes são utilizadas para apresentar informações sobre você ou seu site, o que é de alguma forma atemporal - informação que são sempre aplicáveis. Você pode usar páginas para organizar e gerenciar qualquer quantidade de conteúdo.

Outros exemplos comuns de páginas incluem direitos de autor, Informação Jurídica, permissões de re-impressão, Informação de Companhia e Declaração de acessibilidade. (Por exemplo, é uma boa ideia ter sempre uma página com informações de contato.

Em geral, as páginas são muito semelhantes a postagens porque que ambas têm títulos e conteúdos e podem usar Modelos de Apresentação para manter uma aparência consistente em todo o site. Páginas, no entanto, têm várias distinções que as tornam bem diferente de Postagens.

Páginas em resumo

O que são

  • Páginas são para conteúdos fixos, como Dados sobre Você, Como entrar em contato etc.
  • As páginas podem ter subpáginas.
  • As páginas podem ser quebradas em páginas para facilitar a leitura.
  • As páginas podem usar diferentes modelos entre si e podem conter códigos do tipo PHP e Tags de Modelo.

Como não devem ser usadas:

  • Páginas não são Postagens! Elas não percorrer a página principal do seu blog.
  • Páginas não podem ser organizadas dentro de categorias e a elas não se pode atribuir Tags. A estrutura organizacional para páginas são apenas inter-relações hierárquicas e não através de Tags ou categorias.
  • Páginas não são arquivos e não geram arquivos! Elas são armazenadas no banco de dados, como os postagens são.
  • Embora você possa colocar Tags de Modelos e código PHP em um Modelo de Páginas, não é possível inserir diretamente código PHP e esperar que sejam executados sem um plugin como o Exec-PHP).

Criando Páginas

Para criar uma nova página, inicie a sessão no WordPress com privilégios suficientes para criar novos artigos. Vá em Painel > Páginas > Adicionar Nova.

O documento SubPainel Páginas-Adicionar Nova possui explicações detalhadas sobre cada item da tela de adicionar páginas.

Organizando Páginas

Exemplo de Organização de Páginas

Doc-64.png
África

-Angola
-Moçambique
-Zimbábue

Doc-64.png
Ásia

-China
-Coréia do Sul
-Japão

Doc-64.png
Europa

-Alemanha
-França

Assim como você pode ter Subcategorias dentro de categorias, você também pode ter SubPáginas dentro de suas páginas, criando uma hierarquia de páginas.

Suponha que você está criando um site WordPress sobre viagens e gostaria de criar uma página individual para cada continente e país em que viajou. Você poderia começar por criar uma página chamada "África" em que você poderia descrever informações gerais sobre a viagem à África. Então você teria que criar uma série de páginas que seriam SubPáginas relacionadas a "África" ou por exemplo, os países ou cidades que conheceu. Outra página individual é feita para "América do Sul" e que apresentam subpáginas de cada país que conheceu.


Para criar subpaginas, é só definir sua página pai enquanto estiver criando uma página normalmente. Veja o documento Adicionar Nova Página

Mostrando Páginas no Site

WordPress é capaz de gerar automaticamente uma lista de páginas do seu site. Há basicamente quatro maneiras de mostrar as páginas que criou em seu site:

Widget Páginas

Se o seu tema suporta widgets, adicione o item Páginas à sua área de widgets para mostrar todas as suas páginas. Você pode mostrar como lista suspensa, excluir páginas da exibição etc.

  1. Vá em Painel > Aparência > Widgets
  2. Adicione o item Páginas
Menus do tema

Se o seu tema suporta a funcionalidade de menu do WordPress, é possível inserir páginas em um menu que será mostrado pelo tema.

  1. Vá em Painel > Aparência > Menus
  2. Crie um menu
  3. Adicione as páginas ao menu criado, marcando-as na caixa de páginas à direita.
Usando links para a página (Não recomendado)

Se for um link apenas, para uma página sobre o seu tema por exemplo, poderá criar um link comum para a página como qualquer link, usando tag HTML comuns.

  1. Abra o arquivo do tema, por exemplo footer.php
  2. Insira o código: <a href="http://www.exemplo.com/meu-tema">Sobre este tema</a>

Nota:Você deve configurar Links Permanentes para ter um link legível em vez de um número como <a href="http://www.exemplo.com/?p=12">Sobre este tema</a>.

Tags de Modelos (Avançado)

Qualquer área do seu tema poderá mostrar uma lista de páginas do seu site, juntamente com opções várias de exibição.

  1. Abra um arquivo do tema como sidebar.php
  2. Adicione a tag de modelo wp_list_pages()

Modelos de Página

Cada página de seu site pode ter uma aparência única e conter códigos além de CSS e PHP, consulte sobre Modelos de Páginas.