Artigo ou Seção com explicações avançadas A seguir, estão explicações ou instruções para usuários avançados, o que pode exigir o conhecimento de termos e ferramentas não comuns a todas as pessoas.
Adicione {{Avançado}} para usar esta caixa. |
Aqui estão algumas coisas adicionais que você precisar saber sobre a administração avançada de uma rede de sites WordPress.
Por padrão, todos os usuários que são adicionados à sua rede terá acesso de assinante a todos os sites dentro da sua rede.
Além disso, os administradores dos subsites não podem instalar novos temas ou plugins. Somente o administrador da rede toda (também conhecido como Super Admin) tem essa capacidade.
Enquanto os links permanentes continuará a funcionar, o blog principal (ou seja, o primeiro criado) terá uma entrada extra blog
, tornando a sua URLs exemplo.com/blog/YYYY/MM/POSTAGEM
.
Isto é para evitar colisões com subpastas. Atualmente não há nenhuma maneira fácil de mudar, pois isso impede WordPress de auto-detecção de colisões entre o seu site principal e quaisquer subsites. Esta questão será abordada e personalizável, em uma futura versão do WordPress.
Veja que o prefixo blog
não estará em endereços de páginas, por exemplo exemplo.com/PAGINA
.
Se tentar criar uma página estática no primeiro blog, com o nome de outro blog já existente, o link permanente da página vai ter um sufixo (ex. exemplo/PAGINA-2
). Se você criar um novo blog com o slug de uma página estática já existente, a página estática não será mais acessível. Para evitar isso, você pode adicionar nomes de suas páginas estáticas para a Lista Negra de modo que nenhum blog com esse nome possa ser criado.
Se sua instalação tem mais de um mês, ao tentar ativar o multisite, será notificado a usar sites em subdomínios. Isto é para certificar que nenhuma página estática conflite com subsites. Se estiver certo que não terá este problema, então pode mudar essa opção após a instalação inicial que será feita em subdomínios.
No seu arquivo wp-config.php
, mude a chamada de definição para SUBDOMAIN_INSTALL:
define( 'SUBDOMAIN_INSTALL', true );
define( 'SUBDOMAIN_INSTALL', false );
Também é preciso mudar o arquivo .htaccess
para sua nova configuração. Tenha cuidado, você pode ter problemas se tentar isso depois de estar em uma configuração ou outra por qualquer período de tempo, então proceda com cautela.
Ao contrário de sites únicos WordPress, que podem funcionar com "links quase legíves" para Links Permanentes, portanto não precisam de Mod_Rewrite.
Já o modo de MultiSite requer seu uso para URLs, no formato subsites. Isso requer o uso de um arquivo .htaccess, cujo formato será um pouco diferente se você estiver usando subpastas ou subdomínios.
Os exemplos abaixo são o padrão de entradas .htaccess para WordPress em Subpastas e subdomínios, quando o WordPress é instalado na pasta raiz do seu site. Se você tiver WordPress em sua própria pasta, você vai precisar alterar o valor para RewriteBase adequadamente.
Lembre-se que são apenas EXEMPLOS e funcionam, mas nem sempre em todas as instalações.
Exemplo para Subpastas
# BEGIN WordPress RewriteEngine On RewriteBase / RewriteRule ^index\.php$ - [L] # uploaded files RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?files/(.+) wp-includes/ms-files.php?file=$2 [L] # add a trailing slash to /wp-admin RewriteRule ^([_0-9a-zA-Z-]+/)?wp-admin$ $1wp-admin/ [R=301,L] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -f [OR] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -d RewriteRule ^ - [L] RewriteRule ^[_0-9a-zA-Z-]+/(wp-(content|admin|includes).*) $1 [L] RewriteRule ^[_0-9a-zA-Z-]+/(.*\.php)$ $1 [L] RewriteRule . index.php [L] # END WordPress
Exemplo para Subdiretórios
# BEGIN WordPress RewriteEngine On RewriteBase / RewriteRule ^index\.php$ - [L] # uploaded files RewriteRule ^files/(.+) wp-includes/ms-files.php?file=$1 [L] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -f [OR] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} -d RewriteRule ^ - [L] RewriteRule . index.php [L] # END WordPress
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos. |