Artigo ou Seção com explicações avançadas A seguir, estão explicações ou instruções para usuários avançados, o que pode exigir o conhecimento de termos e ferramentas não comuns a todas as pessoas.
Adicione {{Avançado}} para usar esta caixa. |
Se você está tentando instalar o WordPress você mesmo em seu servidor local ou remoto, esta documentação lhe será útil.
Em resumo, a instalação do WordPress consiste em:
Antes de começar, escolha se quer o WordPress acessível diretamente em seu domínio/endereço ou como uma área a parte:
Se você quiser o WordPress na raiz do seu domínio (por exemplo, http://exemplo.com/ ), os arquivos do WordPress devem ficar diretamente na pasta principal do seu servidor (geralmente public_html).
Se você quer ter sua instalação do WordPress em um subdiretório do seu site (por exemplo, http://exemplo.com/blog/ ), s arquivos do WordPress devem ficar dentro de uma pasta no seu servidor, por exemplo blog/public_html.
Por padrão, o pacote de instalação está dentro de uma pasta wordpress, então se quiser o WordPress diretamente na raiz do seu site, terá que mover ou enviar os arquivos e pastas para o diretório raiz. Você pode fazer isso pelo painel de gerenciamento de arquivos do serviço de hospedagem ou por um software FTP.
Baixe e descompacte o pacote do WordPress http://br.wordpress.org, já em português do Brasil.
Se estiver usando um serviço de hospedagem, você já pode ter um banco de dados do WordPress criado para você, ou pode haver uma solução de configuração automática para fazê-lo. Verifique nas páginas de suporte do provedor de hospedagem ou seu Painel de Controle, em busca de pistas sobre se vai precisar criar um banco de dados manualmente.
Se acha que precisa criar um manualmente, siga as instruções para Acessar o phpMyAdmin ou leia seguir.
Se tiver apenas um banco de dados já em uso, você pode instalar o WordPress nele - apenas certifique-se de ter um prefixo distintivo para suas tabelas, para evitar a re-escrita.
Se o seu provedor de hospedagem fornece o painel de controle cPanel , você pode seguir estas instruções para criar seu nome de usuário e banco de dados WordPress.
Se o servidor web tem phpMyAdmin instalado, você pode seguir estas instruções para criar seu nome de usuário e banco de dados do WordPress.
Nota: Estas instruções são escritas para phpMyAdmin 2.6.0, a interface de usuário phpMyAdmin podem variar ligeiramente entre versões.
Você pode criar usuários de MySQL e bancos de dados com rapidez e facilidade, executando mysql a partir do shell. A sintaxe é mostrada abaixo e o cifrão é o prompt de comando:
$ mysql -u adminusername -p Enter password: Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 5340 to server version: 3.23.54 Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the buffer. mysql> CREATE DATABASE databasename; Query OK, 1 row affected (0.00 sec) mysql> GRANT ALL PRIVILEGES ON databasename.* TO "wordpressusername"@"hostname" -> IDENTIFIED BY "password"; Query OK, 0 rows affected (0.00 sec) mysql> FLUSH PRIVILEGES; Query OK, 0 rows affected (0.01 sec) mysql> EXIT Bye $
Veja: Plesk 7 no tamba2.org
Você pode criar e editar o wp-config.php você mesmo, ou você pode pular essa etapa e deixar o WordPress tentar fazer isso por você quando executar o passo 5 (você ainda precisa dizer ao WordPress suas informações de banco de dados). É comum o WordPress não ter permissão para criar um arquivo (limitação comum em serviços de hospedagem).
Se enviou os arquivos do WordPress já extraídos, a partir de seu computador:
Se enviou o pacote .zip para o servidor e extraiu por lá usando o painel do serviço de hospedagem:
Informe o banco de dados na seção entitulada:
// ** Configurações do MySQL - Você pode pegar essas informações com o serviço de hospedagem ** // /** O nome do banco de dados do WordPress */ define('DB_NAME', 'nomedoBD'); /** O nome do banco de dados do WordPress */ define('DB_NAME', 'nomedoBD'); /** Usuário do banco de dados MySQL */ define('DB_USER', 'usuarioMySQL'); /** Senha do banco de dados MySQL */ define('DB_PASSWORD', 'senha'); /** nome do host do MySQL */ define('DB_HOST', 'localhost');
Salve o arquivo wp-config.php.
Para mais detalhes e instruções passo a passo, sobre criar o arquivo de configuração e chave secreta de segurança e senha, consulte Editando wp-config.php.
O WordPress precisa criar o primeiro usuário do seu site e também entradas especiais no banco de dados, para isso acesse o WordPress em seu servidor e assim continuar a instalação:
Uma vez que editou o arquivo wp-config.php corretamente, você verá a tela a seguir:
Preencha os dados pedidos não se esquecendo de informar um email válido para ser capaz de recuperar a senha caso a perca. Após preencher e clicar em Instalar WordPress, você verá esta tela:
Se o WordPress não conseguir encontrar o arquivo wp-config.php, ele vai se oferecer para tentar criar e editar o arquivo para você. A seguinte tela aparecerá:
Clique em Criar um arquivo de configuração para preencher os dados necessários:
Preencha os dados sobre seu banco de dados na tela seguinte.
Se funcionar, você pode ir adiante com a instalação, caso contrário,será preciso criar um arquivo wp-config.php e enviá-lo para seu servidor.
Veja que ao informar detalhes, você informa um título ao site, seu nome de usuário, sua escolha de senha (duas vezes) e seu endereço de email. Todas essas informações podem ser alteradas posteriormente nos Painéis de Administração
Se você obter um erro sobre o banco de dados quando acessar o site:
Ao preencher as informações para a criação do arquivo wp-config.php pode não ser possível criar o arquivo em seu servidor, então o WordPress vai avisá-lo sobre isso. Neste caso, você deverá criar um arquivo com o texto apresentado.
Após a instalação concluída, ao tentar acessar o processo novamente o WordPress irá avisá-lo que já existe uma instalação. Se quer reinstalar e remover todo o conteúdo do WordPress, você deve acessar o phpMyAdmin e eliminar as tabelas em uso para então reinstalar o WordPress novamente do zero.
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos. |