Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Usando Temas

Histórico

Antes do advento do sistema de Temas, o conteúdo gerado no WordPress usava o único arquivo, index.php e alguns outros arquivos independentes para exibir e submeter comentários. Uma única folha de estilo controlava a apresentação. Todas as outras páginas, incluindo para categoria e arquivamento, eram geradas passando parâmetros para a página index.php.

O sistema de tema atual oferece duas características convenientes.

  • Componentes Separados fisicamente

O modelo de sistema de arquivos modulares WordPress fornece um método para definir arquivos PHP separados para os diferentes diretórios do seu site WordPress. Isso permite a criação de designs exclusivos e funcionalidade para muitas páginas especiais, tais como listagem de categoria, listagem mensal, páginas, resutlados da procura etc

  • Mudança de Layout e Design rapidamente

É totalmente possível os usuários (com permissões apropriadas) alternarem entre temas apenas fazendo o envio de um novo tema e simplesmente ativando este tema no painel de administração.

O que é um tema?

Theme-info.png
Tema Silesia


Fundamentalmente, o sistema de temas WordPress é uma forma de "skin" do seu site. Isso quer dizer que só o design de seu site é alterado, todos os dados ficam intactos no banco de dados. Os Temas WordPress podem oferecer total controle sobre a aparência e a apresentação do conteúdo do seu site.

Os temas WordPress são uma coleção de arquivos que trabalham juntos para produzir uma interface gráfica com um design unificador. Estes arquivos são chamados Arquivos de Modelo. Um tema modifica a maneira como o site é exibido, sem modificar o software ou os dados que ele gerencia.

Os temas podem incluir arquivos de modelos personalizados, arquivos de imagem (*.jpg, *.gif), folhas de estilos (*.css), páginas personalizadas, bem como de quaisquer arquivos de código necessário (*.php, *.js etc).

Para que o WordPress saiba qual arquivo do tema deve mostrar o quê, é preciso seguir a Hierarquia de Modelos WordPress. Ela determina que certos nomes de arquivos são usados para mostrar determinados conteúdos automaticamente, por exemplo, category.php mostra a listagem de posts na categoria acessada, tag.php mostra a listagem de posts de qualquer tag acessada etc.

Com este poderoso controle sobre como diferentes páginas e categorias aparecem em seu site, você só está limitado pela sua imaginação. Para obter informações sobre como usar temas diferentes para diferentes categorias e posts, consulte Hierarquia de Modelos WordPress.

Obtendo Temas

O Diretório de Temas WordPress.org é o site oficial para temas WordPress gratuitos. Estes temas foram inspecionados exautivamente para que estejam livre de erros, scripts maliciosos e para que permitam usar todos os recursos atuais do WordPress.

Além do diretório, empresas e autores podem dispor temas gratuitos para uso, é bom verificar se este tema está sendo atualizado. Nunca use temas obsoletos ou que foi abandonado pelo autor.

"Temas premiuns" são os temas comercializados por empresas ou autores, estes temas podem ou não ter qualidade então é uma boa recomendação pesquisar pela empresa/autor que está comercializando o tema. A vantagem de temas pagos é que geralmente possuem suporte imediato.

Adicionando Temas

Você pode instalar temas diretamente pelo painel de administração. Vá em Aparência > Temas para ver o tema em uso atualmente e abas Gerenciar Temas e Instalar Temas.

Appearance Panel
Tela em Aparência > Temas


Em Instalar Temas você tem como pesquisar por temas no diretório escolhendo as características disponíveis, como temas com duas colunas, na cor azul etc. Logo abaixo das abas, também há os links: Pesquisar, Enviar Arquivo, Mais Recentes e Atualizados Recentemente.

Appearance Panel
Procurando temas no diretório de temas


  • Pesquisar - Oferece um formulário para pesquisar por temas através das características disponíveis.
  • Enviar Arquivo - Permite enviar um arquivo .zip contendo o tema. Sempre leia as intruçÕes de instalação do distriuidor do tema.
  • Mais Recentes- Os temas que foram enviados recentemente.
  • Atualizados Recentemente- Os temas que foram atualizados recentemente.

Modificando Temas

Às vezes um tema está quase perfeito, mas sempre tem um ou outra coisa que gostaria de mudar, para modificar um tema é recomendado criar um Tema Filho e ter algum conhecimento em XHTML e CSS.

Criando Temas

Se você tem algum conhecimento em XHTML e CSS pode criar seu próprio tema, consulte a documentação em inglês Theme Development.

brasil-1.png
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.