Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:FAQ do Fórum

cb-help.png
Fórum de Suporte WordPress.org Brasil
Este artigo é relacionado ao Fórum WordPress.org Brasil
Regras do Fórum - Usando o Forum - Seja um voluntários - FAQ do Fórum

Esta página reúne as questões mais comuns do Fórum de Suporte.

Dica Para procurar uma palavra-chave nesta página, tecle CTRL+F e escreva no campo que aparece, a palavra chave que quer procurar.


Erros

Lista erros comuns que podem aparecer no painel do WordPress, independente de ser uma instalação recente.

Página em branco

Quando antes de instalação do WordPress ou após uma instalação do zero, instalação de tema ou plugin, o site não apresenta nenhuma mensagem de erro, apenas retorna uma página em branco, sem código-fonte.

Causas

A. Se durante a instalação: pode ser que os arquivos do WordPress estão corrompidos, é comum se a instalação foi feita manualmente, enviando arquivos para o servidor.

B. Se após instalação do zero: o servidor não possui memória PHP suficiente para o WordPress. Entre em contato com o serviço de hospedagem para saber como aumentar a memória PHP de seu site.

C. Se após instalação do zero: há um arquivo index.html juntamente com o arquivo index.php do WordPress o que impede seu funcionamento. Isso é comum em instalações manuais quando se envia os arquivos soltos para a raiz do site em vez de uma pasta.

D. Se após instalação de plugin ou tema: o o servidor não possui memória PHP suficiente para rodar o WordPress e o tema juntos, veja os requisitos mínimos. Entre em contato com o serviço de hospedagem para saber como aumentar a memória PHP de seu site.

E. Após migrar ou importar arquivos de banco de dados, a página inicial aparece em branco mesmo após atualizar os itens home e siteurl no banco de dados. Dependendo da versão entre as instalações isso acontece porque há outros campos que precisam da informações de URL ou atualização no banco de dados.

Soluções

A. Se durante a instalação manual sua conexão foi interrompida ou apresentou erros, remova os arquivos do servidor e tente enviar novamente, o mais indicado é instalar o WordPress pelo recurso de instalar do serviço de hospedagem. Se a interrupção acontece na instalação pelo recurso do serviço, entre em contato para notificar o erro.

B. Veja os requisitos mínimos.

C. Com um cliente de FTP ou através do painel do serviço de hospedagem, vá até a pasta do site onde os arquivos do WordPress estão e exclua (ou renomeie por enquanto) o arquivo index.html ou index.htm. Você também poderá mover os arquivos do WordPress para um diretório próprio.

D. Veja os requisitos mínimos.

E. Acesse o painel em /wp-admin, o WordPrss pode pedir para atualizar o banco de dados o que deve ser feito. Em seguida no painel aparecerá uma mensagem de erro: ERRO: O diretório de temas está vazio ou não existe. Confira sua instalação. (ou em inglês ERROR: The themes directory is either empty or doesn’t exist. Please check your installation.), visite Configurações » Links Permanentes

e em seguida Aparência » Temas
para atualizar as informações de diretórios.

Ver tópicos sobre Instalação e Migração no Fórum


Erro: Não foi possível criar o diretório wp-content/uploads/...

Este erro ocorre geralmente ao se enviar um arquivo para o site através do WordPress - seja um arquivo de mídia, ou quando se quer instalar um tema ou plugin por exemplo - mas o WordPress não consegue gravar o arquivo na pasta uploads, ou porque ela não existe ou porque não está com permissão adequada.

Soluções
  • Usando um cliente de FTP ou ou painel do seu serviço de hospedagem, acesse sua instalação WordPress, procure pela pasta Icons-mini-folder.gifwp-content/uploads
e usando as opções do cliente ou do navegador de pastas do serviço, defina um modo de permissão adequado, geralmente 755 (-rwxr-xr-x). Se a pasta uploads não existir, crie a pasta.
  • Tente visitar o painel do WordPress em Configurações » Mídia
e marcar a opção "Organizar arquivos enviados em pastas baseadas no mês e ano" e clicar no botão Salvar alterações



Ver tópicos sobre isso no Fórum



Erro: Fatal error: Allowed memory size of...'

Ou ainda: Permitido tamanho da memória de...

Este erro geralmente aparece após instalar um plugin ou tema, sendo raro em pós-instalação. Ele indica que um certo volume de dados não coube no espaço de memória disponível, essa quantidade de memória se refere à quantidade de memória para executar o PHP que foi disponibilizada pelo seu servidor. A quantidade de memória necessária para executar o software WordPress é de 256MB.

Soluções
  • Entre em contato com seu serviço de hospedagem informando o erro exatamente como aparece em seu site, eles podem aumentar a quantidade de memória para sua conta ou instruir como fazer isso.

Consulte Instalando o WordPressVer tópicos sobre isso no Fórum



Erro: Headers already sent...

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at...

Geralmente é porque há espaços em branco, quebras de linhas, ou outras coisas antes de uma tag de abertura <?php ou fechamento ;?>, normalmente em wp-config.php. Isso pode estar acontecendo em algum outro arquivo também, portanto, verifique a mensagem de erro, ela pode mostrar o nome do arquivo onde ocorreu o erro.

Soluções
  • Tente substituir o arquivo defeituoso por uma cópia. Se o arquivo de erro está em um plugin ou tema por exemplo, faça download do tema novamente, o arquivo do download pode ter se corrompido durante a transmissão de dados.
  • Este erro pode ocorrer se enviou arquivos .php através de um cliente de FTP mal-configurado. Para arquivos do tipo .php o modo de transferências deve ser Binário (ou Binary).
  • Se editou arquivos .php seja de temas, plugins ou por exemplo o wp-config.php, certifique-se de ter usado um editor de texto puro, como o Bloco de Notas ou o NotePad++. NÃO use processadores de texto como Word ou Frontpage, porque eles também convertem aspas e outros caracteres o que pode interferir no código. Outro erro comum é usar acentuações (ã, ô, é, ç etc) diretamente em arquivos .php, este caracteres podem ser usados mas na forma de entidades html.


Erro: Trapaceando, é?

  • Ao enviar uma imagem para o cabeçalho através do painel do tema aparece "Trapaceando, é?"
  • Ao enviar um arquivo aparece "Trapaceando, é?"
  • Ao definir Imagem Destacada aparece "Trapaceando, é?"
  • Ao tentar adicionar imagem aparece "Trapaceando, é?

Ao publicar um post, enviar arquivos de mídia e outras ações, este erro aparece na página destino. É um erro causado normalmente por temas e plugins usando um método errado de envio de arquivos.

Causas

A. Um tema ou plugin está usando um método de envio de dados que não autentica a origem deles, ou que causa um erro por submeter um mesmo identificador de envio. É comum plugins/temas criarem páginas onde se submete arquivos, configurações etc que podem interferir com outras áreas do painel ou só ocorrerem no painel criado pelo plugin/tema.

B. Há uma página aberta com o usuário autenticado usando outra conta no mesmo site WordPress.

Soluções

A. Desative plugins e use o tema padrão para se certificar deste problema. Uma vez que identificar o causador, notifique o autor do plugin/tema sobre ele.

B. Faça logout em todas as páginas que estão abertas no painel e tente entrar novamente.

Mal-funcionamento de recursos

Se refere a recursos que o WordPress oferece mas que não funcionam por causa de problemas ou limitações do servidor.

Envio de emails no WordPress

  • O WordPress não está enviando o email do usuário após ele se cadastrar
  • Não recebo email de confirmação
  • Não recebo o email de senha
  • O usuário se cadastra no BuddyPress e não recebe o email de ativação
  • O plugin de formulário [CForms, Contact Form 7, Formulários do Jetpack etc] não está enviando os dados
  • Plugins de formulário não funcionam
  • Não recebo aviso sobre novos comentários

Este problema diferentemente dos erros não apresenta uma notificações no painel, ao fazer uma ação que precisa enviar um email pelo WordPress, o email não é enviado e não aparece qualquer mensagem de erro. Este tipo de problema não tem a ver com o WordPress.

Causas

A. Alguns serviços de hospedagem (geralmente gratuitos) impedem o uso de funções PHP para o envio de email, isso acontece porque esses sites podem ser usados para emitir spam o que sobrecarrega e denigre o domínio do serviço que é usado para enviar mensagens. Não existe uma solução para esta situação porque o serviço simplesmente impede que o recurso seja usado, ou seja, é preciso assinar e pagar o serviço para ter o recuso liberado.

B. A Locaweb usa uma proteção chamada SPF,(Sender Policy Framework) um sistema que evita que domínios (endereços da internet) enviem emails não autorizados se passando por outro domínio. A verificação SPF baseia-se em verificar se o servidor que disparou a mensagem através de um determinado domínio está autorizado para isso. A consulta é feito aos TXT dos domínios encontrados no From/Reply-To/Return-Path.

C. O email pode estar sendo enviado mas é filtrado como spam pelo destinatário.

D. Algum plugin impede o envio, seja como opção de proteção ou porque interfere em funções PHP relacionadas a isso.

Soluções

A. O serviço gratuito cria limitações para que o assinante passe a pagar por recursos, geralmente o pagamento libera usar o envio de emails.

B. A Locaweb possui as documentações: O que é SPF?, Como enviar e-mails com a função mail() do PHP (não só usada pelo WordPress mas também por outros softwares web), Por que os e-mails disparados pela função mail() do PHP não chegam ao seu destino? Você pode tentar configurar uma conta de email Gmail para realizar o envio, mas pode não funcionar se o serviço realmente desativou a função.

C. Nada pode ser feito quanto a isso, alguns usuários usam filtros de spam muito restritos.

D. Desative todos os plugins para ter certeza que não é algum tipo de conflito.

Ver tópicos sobre isso no Fórum



Links legíveis

  • Links permanentes legíveis não funcionam
  • Links permanentes retorna 404
  • Links permanentes estão com index.php

A estrutura de links permanentes legíveis pode ser configurada a partir do painel em Configurações » Links permanentes . O problema mais comum relacionado a esse recurso é gerar o Erro 404 - Não encontrado.

Causas
  • A. O servidor não possui o recurso apropriado para que seja possível criar links permanentes legíveis, além de ser indicado um servidor baseado em Unix/Linux, é preciso que ele esteja com o mod_rewrite do Apache ativo.
  • B. O arquivo .htaccess não foi criado no servidor, o WordPress escreve nesse arquivo as opções de estrutura de link definidas pelo painel.
  • C. A estrutura de links foi recriada por um tema ou plugin mas o tema/plugin não conseguiu atualizar essa configuração para o WordPress.
Soluções
  • A. Se estiver em um servidor Windows, pode ser mais vantajoso mudar para um baseado em Unix/Linux. Consulte Instalando o WordPress para saber as configurações ideais.
  • B. Tente criar o arquivo .htaccess no mesmo nível onde está os arquivos do WordPress, usando um cliente de FTP ou pelo painel do seu serviço de hospedagem, basta enviar um arquivo de texto vazio e uma vez que o arquivo estiver lá, defina um modo de permissão adequado, geralmente 755 (-rwxr-xr-x). Em seguida renomeie o arquivo .htaccess. Note que alguns clientes de FTP não mostram arquivos iniciados com (.) ponto.
  • C. Às vezes basta visitar o painel Configurações » Links permanentes
para atualizar/confirmar a estrutura atual para que o WordPress saiba qual estrutura deve usar.

Erros de exibição e modificações de temas

Diferença e problemas de layout entre navegadores

  • ...não aparece corretamente no navegador IE
  • ...problemas no navegador X
  • Site não funciona corretamente no IE 8, 9 e 10

Este problema não é causado pelo WordPress, embora alguns autores de temas podem fazer o possível para que seu tema sempre apareça corretamente em diferentes tipos de navegadores, mesmo assim existem coisas que nunca vão aparecer da mesma maneira entre navegadores diferentes.

Causas
  • A. O tema foi escrito pensando em um só tipo de navegador, está desatualizado, não segue padrões de XHTML/HTML, etc
  • B. O autor não criou uma folha de estilo para corrigir as diferenças entre navegadores.
Soluções


brasil-1.png
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.