WordPress.org

Ready to get started?Download WordPress

Codex

pt-br:Primeiros Passos com o WordPress

Fórum de Suporte WordPress.org Brasil
Ajuda ao Usuário WordPress
Referência da Ajuda Contextual - Este artigo é acessado a partir da Ajuda Contextual do WordPress PT-BR.
Procure nosso Fórum Oficial se precisar de mais ajuda sobre este assunto.

Contents

E agora?

Você acabou de completar a famosa Instalação de 5 minutos, sem estresse ou confusão. O WordPress já vem com recursos incríveis. Então agora que você já está com ele instalado, o que fazer?

Vamos fazer um tour pelo site WordPress e aprender sobre seus diferentes recursos funcionam e como fazer o seu novo site ganhar vida.

Durante a primeira parte deste tutorial, pedimos que não mude nada dentro do tour, a menos que seja parte do tutorial. Basta seguir estes passos simples e logo você estará livre para deixar tudo do seu jeito.

Tema Padrão

O WordPress vem com um tema padrão para que seja possível se certificar que tudo está funcionando corretamente no sistema.

O tema padrão atualmente é o WordPress Twenty Fourteen theme.

Observe o site antes de querer mudar tudo, é importante ver como o tema padrão do WordPress funciona. Considere este o test-drive antes de começar a adicionar características especiais.

O layout que você está vendo é chamado de tema. É a apresentação, o estilo visual do site. O tema padrão do WordPress apresenta uma imagem no Cabeçalho, na parte superior com espaço reservado para título do seu site. Logo abaixo, horizontalmente, fica o Menu. Ao lado direito, você vai ver alguns títulos e links. Esta é a Barra Lateral. Dentro da seção principal, no meio da página fica a Postagem. Na parte inferior da página fica o Rodapé.

Conteúdo Padrão

Como parte do teste interno, o sistema do WordPress também cria uma postagem para demonstração.

Administração

Uma vez que você fez Login no seu site, você será levado à área de administração do seu site. Esta área possui várias seções onde você pode definir cada aspecto do seu site.

Após instalar o WordPress, você deve ajustar algumas coisas, como o nome do site, a descrição ou mesmo o modo de datar seu conteúdo. Essas ações são feita através do Painel de Administrador.

Ao lado direito, há uma menu vertical com itens, este menu é chamado Painel e assim será chamado ao longo dos artigos daqui. Mova o cursor do mouse sobre um item e clique na seta que aparece ao lado do título. Ao clicar, aparecerá outros itens aninhados, cada item é chamado SubPainel.

Abaixo está um quadro com acesso à explicações detalhadas sobre o funcionamento e as opções que cada SubPainel apresenta:

Painéis de Administração do WordPress
VE
Painel
Atualizações
Todos os Posts
Adicionar Novo
Categorias
Tags
Biblioteca
Adicionar Novo
Temas
Widgets
Menus
Fundo
Cabeçalho
Editor
Comentários
Temas
Widgets
Menus
Fundo
Cabeçalho
Editor
Plugins Instalados
Adicionar Novo
Editor
Todos os Usuários
Adicionar Novo
Seu Perfil
Importar
Exportar
Geral
Escrita
Leitura
Discussão
Mídia
Links Permanentes

Exemplos de Ações Comuns

Mudar o nome do site
Vá ao Painel > Configurações > Geral e adicione um novo título na caixa Título do Site.
Mudar a imagem do cabeçalho
Vá ao Painel > Aparência > Cabeçalho. Não são todos os temas que têm essa opção.
Mudar a cor do fundo
Vá ao Painel > Aparência > Fundo. Não são todos os temas que têm essa opção.
Mudar formato de mostrar data e hora
Vá ao Painel > Configurações > Geral, logo abaixo há opções em Fuso horário, Formato de data e Formato de hora.

Conteúdo

Os conteúdos mais importantes são as Postagens e as Páginas.

As Postagens são o conteúdo volátil do site. Cada postagem aparece na página inicial do site em ordem cronológica (a mais recente no topo do site) e possui dados próprios como título, data, hora, tags e categorias.

As postagens devem ser agrupadas dentro de Categorias para organizar os assuntos do seu site. Você pode saber mais ao ler o artigo Escrevendo Postagens.

  • Para escrever uma postagem, vá em Painel > Postagens > Adicionar Novo.

As Páginas são o conteúdo estático do seu site e podem ser mostradas na barra lateral de seu site, por exemplo. Ao contrário de postagens, as páginas não podem ser agrupadas em categorias. Elas devem conter informações fixas, por exemplo, uma página Sobre com informações do site, Portifólio sobre trabalhos realizados etc.

Outros conteúdos

Além de postagens e páginas, o WordPress pode gerenciar outros tipos de informações como mídia e links. Os comentários também são o conteúdo e parte de um blog, é através deles que os visitantes interagem com seu site.

Mídia

Você pode enviar arquivos de imagem, vídeo etc e depois usá-los em suas postagens ou páginas.

  • Para enviar arquivos de mídia, vá em Painel > Mídia > Adicionar Nova.
Links

No WordPress, você gerencia links facilmente criando categorias de links e adicionando informações extras para cada um, como descrição, imagem etc.

Comentários

Os comentários criam um intercâmbio dinâmico entre você e o espectador. Ao permitir comentários em seu site, os seus visitantes podem dizer o que pensam sobre o que escreveu e algumas vezes os comentários podem até completar informações que você publicou.

Organização

O layout de seu site pode ser muito bonito e cheio de funcionalidades, mas se isso não ajuda os visitantes a encontrarem o que procuram tudo será em vão!

Reserve um tempo para planejar como o conteúdo do seu site será mostrado e organizado. Você pode usar um caderno ou folha de papel para criar um esquema de organização.

Categorias, Tags e mais

Para te ajudar a organizar toda a sua criatividade, o WordPress possui itens de informação para organizar seu conteúdo:

Categorias

As postagens devem ficar em Categorias e cada categoria pode ter subcategorias! Veja um exemplo:

Receitas de Doces:

Bolos - Docinhos - Pães - Tortas

Receitas de Salgados:

Assados - Cozidos - Pães - Tortas

Receitas Especiais:

Light - Alérgicos

Observe que a subcategoria Tortas aparece em duas categorias diferentes Doces e Salgados, não há problema porque a categoria-mãe são diferentes. Então o caminho para uma postagem será:
Receitas de Doces/Tortas/Torta de Maçã

Receitas de Salgados/Tortas/Torta de Atum

Não há limite de categorias e subcategorias que você pode criar. Enquanto escreve postagens é possível criar categorias e também através de Posts > Categorias, onde você pode adicionar uma descrição sobre a categoria.

Tags

As tags (do inglês etiquetas), servem para classificar uma postagem através de palavras-chaves. Os visitante podem clicar sobre as palavras-chave para ver postagens relacionadas. Por exemplo:

Receitas de Doces/Tortas/Torta de Maçã
A postagem Torta de Maçã contém os ingredientes para fazer a torta e também o modo de fazer além de dicas e comentários dos visitantes.
Palavras-chave sobre essa postagem: maçã, frutas, massa, congelável

Então, se algum visitante quiser ver receitas com maçã, ele pode clicar no link (que os temas devem mostrar) e assim ver uma lista de postagens com esta etiqueta. Não há limite de tags que você pode criar e usar em postagens. Enquanto escreve postagens é possível criar tags e também através de Posts > Tags da Postagem, onde você pode adicionar uma descrição sobre a tag.

Sobre as Descrições de Tags e Categorias Alguns temas podem exibir a descrição da Tag ou Categoria quando o visitante ver suas listas de postagens. Isso ajuda o visitante a saber mais sobre a categoria e o que esperar das postagens que estão sendo mostradas. Por exemplo:

Categoria Receitas de Doces
Esta categoria contém receitas de bolos, docinhos de festa etc

Datas

Porque as postagens possuem datas, é possível listar postagens por data ou período de tempo. Você pode adicionar um item como um calendário onde os dias que possuem alguma postagem aparecem como links clicáveis. Vá em Painel > Aparência > Widgets e adicione o item Calendário à sua barra lateral.

O que vem depois?

Uma vez que você já estiver familiarizado com o WordPress, você pode pensar em mudar de tema ou adicionar plugins para funcionalidades extras e se entender um pouco sobre programação PHP e XHTML poderá criar seus próprios plugins e temas.

Temas

Há centenas de Temas WordPress para escolher. Todos fazem basicamente a mesma coisa: mostrar o seu conteúdo em diversas formas e cores. Para adicionar temas ao seu WordPress vá em Painel > Aparência > Temas. Outros artigos que deve consultar:

Plugins

Plugins são também conhecidas como add-ons ou extensões. Eles são scripts que adicionam funcionalidades extras para seu site. Existem plugins para as mais variadas funções. Através do Painel > Plugins> Adicionar Novo. No WordPress você acessa os plugins do repositório oficial. Lembre-se, estes são gratuitos e não-essenciais. Se você tiver qualquer problema com plugins, contate o autor ou plugin, em seguida, pesquise na Internet e se você não tiver encontrado uma solução, então visite o Fórum Brasileiro WordPress. Outros artigos que deve consultar:

Mais Ajuda

Páginas da Ajuda acessada nos Painéis de Administração
VE
PaineisPainel Comentários Painel Discussão Painel Escrita Painel Exportar Painel Ferramentas-Disponíveis Painel Fundo Painel Geral| Painel Importar Painel Início Painel Leitura Painel Links Permanentes Painel Mídia Painel Mídia-Adicionar Nova Painel Menus Painel Meus Sites Painel Páginas-Todas as Páginas Painel Plugins-Instalados Painel Posts-Adicionar Novo Painel Rede Painel Tags Painel Temas Painel Todos os Links Painel Usuários-Seu perfil Painel Widgets
RecursosPublique Isso Resumo Cabeçalhos PersonalizadosCampos Personalizados Formatos de Posts
Rede e MultisiteCrie uma RedeDepurando uma Rede WordPress
DesenvolvimentoAPI WordPress XML-RPC Escrevendo um Plugin Funções e Capacidades Widgets em Temas
OutrosAtalhos de Teclado Glossário Formatando Data e Hora Primeiros Passos com o WordPress Spam em Comentários Usando Links Permanentes Cookies
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.
WordCamp Belo Horizonte 2014
WordCamp é um evento com palestras, trocas de experiências sobre web e claro: o encontro de pessoas que usam o WordPress e adoram!
Visite o site do evento para saber mais