Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Usando Imagens

Uma imagem diz mais que mil palavras

O conteúdo escrito é importante, mas tem vezes que é preciso mostrar algo para nossos visitantes e leitores: imagens! No WordPress, você pode usar imagens em vários contextos: através de temas, diretamente em posts e páginas e ao usar recursos variados como mostrar avatares, botões de redes sociais etc.

Em Temas

header-img.jpg
Tema mostrando uma imagem no cabeçalho

Qualquer tema pode conter imagens: imagens de fundo, no cabeçalho, um menu ou mesmo um logotipo, são elementos que devem ser adicionados ao tema. Os temas podem ser simples e apenas mostrar o seu conteúdo, mas você pode encontrar temas com imagens no cabeçalho, no plano de fundo ou seja, em várias áreas do layout.

Se seu tema possui estes dois paineis como os temas pad~ra possuem, consulte:

Para adicionar uma imagem no seu tema, você deve ter um pouco de conhecimento em XHTML e CSS, já que precisará modificar os arquivos que compõem o tema. Outra coisa importante: você não deve alterar os arquivos de um tema diretamente, mas através de Temas Filhos.

Este material está disponível somente em inglês:

Em Posts e Páginas

image-post.jpg
Tema WordPress mostrando uma imagem dentro de um post

Você pode inserir imagens diretamente no conteúdo do seu site WordPress. As imagens podem complementar seu conteúdo ou ser o conteúdo principal do seu site, como acontece com os photoblogs e galerias. Alguns exemplos de uso de imagens em conteúdo:

  • Em um site de receitas culinárias, fotos de como o prato ficará ou como um tal mistura deve ser preparada.
  • O site de um artista plástico deve mostrar fotos de seus trabalhos.
  • Uma loja virtual deve mostrar fotos de seus produtos

e assim, a imagem se torna tão importante quando o texto.

O artigo Texto ao Redor de Imagens ajuda a entender como as imagens interagem com seu conteúdo, você pode querer que o texto fique ao redor de uma foto, mostre descrições e outros aspectos descritos no artigo.

Veja estes artigos para saber mais sobre isso:

Avatar em comentários

post-avatar.jpg
Gravatar em comentários

O WordPress pode usar imagens representativas para os usuários e visitantes que comentam em seu site, os chamados avatares, veja opções de avatar em seu site acessando o Painel Discussão.

Além de opções para imagens geradas baseando-se no número IP de cada visitante, você também pode contar com o serviço gratuito de avatares do Gravatar, este serviço funciona obtendo a imagem definida pelo usuário se ele tiver uma conta no serviço. Porque muitos websites já usam o Gravatar, é uma boa ideia incentivar os usuários e visitantes do site a criarem uma conta por lá e assim sempre manterem a mesma imagem de avatar por onde comentarem na web usando o mesmo endereço de email.

Imagens em áreas de widgets

(Em breve)

Galerias de Imagens

brasil-1.png
A documentação do WordPress em Português do Brasil.
Todas as comunidades lusófonas também são bem-vindas! Adicione {{Codex-pt}} em seus artigos.