Codex

Interested in functions, hooks, classes, or methods? Check out the new WordPress Code Reference!

pt-br:Codex:Portal da Comunidade

brasil-2.png

Bem-vindos ao Portal WordPress Codex Brasil

Atualmente:114 artigos em português.

Tempo do Wiki Thursday, May 5, 2022
Versão 1.27.4 (be99cf2)
Total de Artigos 4,649
Artigos em português 114
Páginas Wiki 24,981
Edições de Páginas 174,456
Arquivos Enviados 1,399
Usuários Registrados 179,273
Sysops 26


Este é o lugar certo para saber mais sobre como ajudar a comunidade WordPress brasileira e/ou lusófona. Nenhuma ajuda é insignificante, o seu esforço conta e muito!

Várias páginas de interesse estão disponíveis para iniciá-lo em ser um colaborador e voluntário.

O que é o Codex afinal de contas?

Codex é a wiki usada para documentar o WordPress. Leia Sobre isso para saber nossos objetivos.

Como posso ajudar?

Você pode contribuir com a tradução e adaptação do WordPress e ajudar as pessoas que querem usá-lo mas não entendem inglês. Se você fala português, comece traduzindo os artigos ou se for um expert em alguma área, pode criar um artigo sobre tal assunto.

Há um consenso de que links para página pessoais ou não podem ser usadas para endereçar ajuda ou artigos relacionados ao artigo, no Codex. Se você possui uma empresa que hospeda o WordPress, pode adicionar seu link em artigos que listam serviços de hospedagem, por exemplo.

Existem regras?

Sim. Mas nada tão ruim de lidar, as regras criadas pela comunidade brasileira é para garantir a usabilidade da documentação e facilitar a vida de todos que contribuem ou apenas consultam o Codex. Também há algumas regras que não foram definidas por nós e que dizem respeito a fundação WordPress.

Não sei muito, há algum guia?

Sim. Você não precisa saber tanto de wiki para contribuir. Há algumas coisas prontas que ajudam quem quer escrever e criar artigos.

Quem cuida de tudo?

O esforço do Codex é guiado pelo seus 26 Admins. A Lista de Tarefas serve para identificar quem está trabalhando no que, há também uma lista de coisas a fazer.

É preciso contatar um admin gringo para execuções drásticas relacionadas ao wiki, como mudar de nome de usuário, mover categorias etc.

Se você só precisa solucionar problemas básicos como nomes de artigos errados etc, pergunte a um dos colaboradores listados no Time da Documentação.

Você também pode perguntar dúvidas de contribuição no Participe, e sobre tradução no Traduza. Notifique qualquer mudança drástica que você pense em fazer.

O que já aconteceu?

Confira o Current events (em inglês), na sidebar existente em todas as páginas para ficar por dentro do que acontece na comunidade. Você também pode ler o WordPress Planet para ter sua dose diária de WordPress.

Socorro!

... está bem aqui.