Languages: English • Español • Nederlands • 日本語 Македонски • Português do Brasil • (Add your language)
Ajuda ao Usuário WordPress Referência da Ajuda Contextual - Este artigo é acessado a partir da Ajuda Contextual do WordPress PT-BR.
Procure nosso Fórum Oficial se precisar de mais ajuda sobre este assunto. |
Artigo parcialmente traduzido ou que precisa de tradução Este documento está parcialmente traduzido ou precisa ser traduzido. Toda a tradução é feita por voluntários e você pode ser um deles.
Participar ▪ Artigos para traduzir ▪ Fórum de Suporte ▪ Todos os Artigos |
WordPress tem a capacidade de permitir aos autores atribuirem campos personalizados a uma postagem. Esta informação extra é conhecida como meta-dados. Meta-dados podem ser pequenas informações que se refere ao tempo da publicação por exemplo:
Com algum código extra, é possível fazer ações mais complexas, como o uso de meta-dados para armazenar uma data de expiração para a postagem.
Os Meta-dados são compostos de uma chave e um valor. A Chave é o nome do elemento de meta-dados. E Valor é a informação que vai aparecer na lista de meta-dados em cada postagem individual a que tal informação está associada.
Chaves podem ser usadas mais de uma vez na mesma postagem. Por exemplo, se você estava lendo dois livros diferentes (talvez um livro técnico de trabalho e uma ficção em casa), você pode criar uma Chave leitura e usá-la duas vezes no mesmo lugar, uma para cada livro.
Aqui está um exemplo de como a informação aparecerá em sua postagem:
O título da postagem: O Tucano
14/01/2011 - Categoria: Aves - 2 Comentários
Apesar de grande, forte e poderoso, o seu bico não é pesado, já que é formado por uma estrutura óssea alvéolar, que o torna leve, não tendo qualquer interferência no seu vôo. O bico serve, sobretudo, para agarrar e descascar frutos que encontra nas árvores e que são a base da sua alimentação, e para agarrar pequenos répteis, que também gosta de comer.
Começa a causar alguma preocupação entre os biólogos o facto de ter vindo a ser capturado para fins comerciais com muita intensidade, o que levou ao seu desaparecimento em algumas áreas. Apesar disso, presume-se estar longe da extinção.
Com base em nosso exemplo acima, vamos colocar isso em ação. Vamos adicionar dois campos personalizados, um chamado lendo e outro ouvindo. As instruções a seguir irá demonstrar como adicionar essas informações a um post usando Campos Personalizados.
Para adicionar a informação ouvindo, repita os passos acima. O nome da Chave agora deve ser ouvindo e o Valor deve ser a tal música.
Você só cria Chaves uma vez só, ou seja, no próxima postagem que for adicionar tais informações, você só precisa escolher a Chave que criou e informar o novo Valor.
Com um campo personalizado adicionado ao post, é hora de exibir seus campos para o mundo. Para exibir os campos personalizados para cada post, use o the_meta().
<?php the_meta(); ?>
A marca deve ser colocada dentro do Loop para que funcione. Muitas pessoas adicionam a tag the_meta() como mostrado no exemplo, logo acima das informações da postagem. O código da página mostrará um HTML comum:
<ul class='post-meta'> <li><span class='post-meta-key'>Livro:</span> O Alienista</li> <li><span class='post-meta-key'>Ouvindo:</span> Samba de uma nota só</li> </ul>
A tag de modelo coloca automaticamente todo os meta-dados em uma classe CSS chamada post-meta. A Chave está em um span chamado post-meta-key então poderá estilizar seus dados na folha de estilos. Tudo é mostrado em uma lista comum.
Para personalizar a aparência da lista, adicone a formatação a sua folha de estilo. Por exemplo, vamos adicionar algum estilo ao nosso exemplo de cima. Os elementos da folha de estilo ficam assim:
.post-meta {font-variant: small-caps; color: blue; } .post-meta-key {color: green; font-weight: bold; font-size: 110%; }
Há ainda plugins variados no Repositória Oficial de Plugin que permitem várias outras formatações e recursos.
Artigo ou Seção com explicações avançadas A seguir, estão explicações ou instruções para usuários avançados, o que pode exigir o conhecimento de termos e ferramentas não comuns a todas as pessoas.
Adicione {{Avançado}} para usar esta caixa. |
Nota: a documentação sobre estas funções ainda estão em inglês.
|
| ||||
|
A seguir estão as técnicas mais avançadas para obtenção e personalização de meta-dados e Campos Personalizados.
Para buscar valores meta usar a função the_meta():
<?php get_post_meta($post_id, $key, $single); ?>
As informações meta da postagem são armazenadas em uma nova tabela, $wpdb->postmeta. Esta tabela possui quatro campos:
Os valores desta tabela são puxados em um array multi-dimensional estruturado chamado de $post_meta_cache, logo após o array $posts é buscado em wp-blog-header.php. Esta variável irá conter apenas os valores para a lista de posts buscados para a construção da página atual. A estrutura do array será algo parecido com isto:
[ postid1 => [ key1 => [ val1, val2, ... ], key2 => [ val1, val2, ... ], ... ], postid2 => [ key1 => [ val1, val2, ... ], key2 => [ val1, val2, ... ], ... ], ... ]
Então, se você quuiser buscar os valores "leitura" do post número 256, você usa esse código PHP:
// Buscar uma array de valores: $readinglist = $post_meta_cache[256]['reading'];
Nota: Não se esqueça que $readinglist será um array, não um único valor.
These functions are intended for use inside The Loop, and all return arrays.
This will output the resulting meta value (notice the addition of "echo"): <?php $key="mykey"; echo get_post_meta($post->ID, $key, true); ?>
At the time of this writing, there is only one template function.
We expect that independent developers will come up with many interesting uses for post meta-data in the form of plugins. The the_meta() template function is just an extremely basic example.